domingo, 21 de novembro de 2010

O que é mito? O que ele procura explicar?

  1. Mito,por sua vez, são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.

Qual a importância desta forma de pensar com a filosofia?

2.    A Filosofia busca o conhecimento, possue uma forma para  complementar, tais assuntos, com certa diretriz, com o passar dos tempo.





Defina o que é a mitologia grega. Qual a sua especificidade?


3.          Mitologia grega, é um conjunto de mitos, entidades divinas e lendas. Ela, enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza.

Quais são os principais elementos ("personagens") da mitologia grega?


 4.
Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu. 
 Poseidon - deus dos mares
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Artemis - deusa da caça.
Ares - divindade da guerra..
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atena.
Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo
Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações
Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.


Heróis - seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.
Ninfas - seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
Sereias - mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Sátiros - figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros - corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Górgonas - mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
Quimeras - mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

Qual a influência da mitologia grega na cultura ocidental?


5.  Ao escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pelo própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente.

O que é o Khaos para os gregos?


6.  O estado primordial, primitivo do mundo é o Caos. Era, segundo os poetas, uma matéria que existia desde tempos imemoriais, sob uma forma vaga, indefinível, indescritível, na qual se confundiam os princípios de todos os seres particulares. Caos era ao mesmo tempo uma divindade, por assim dizer, rudimentar, capaz, porém, de fecundar. Gerou primeiro a Noite, e depois o Érebo.

Nos dias atuais, as pessoas ainda possuem concepções mitológicas? Dê exemplos.


7.  A mitologia está presente na nossa vida de várias formas até hoje. A Civilização Ocidental teve a influência direta Greco-romana e consequentemente da sua mitologia, na arte, na religião. Os mitos eram histórias (existentes em todas as civilizações, inclusive tribais) que explicavam os fenômenos da natureza cósmica e do homem, ditava parâmetros de comportamento, etc. Ensinavam os homens a viverem e se comportarem em sua determinada cultura. Hoje ainda temos mitos que são vendidos pela mídia o tempo inteiro. O cinema Americano foi o maior propagador de mitos no Ocidente, no século XX, por exemplo.

O pensamento mitológico pode ser explicado cientificamente?


8.   A mitologia e a ciencia são formas de conhecer o mundo, mas  cada um possui um certo conhecimento diferenciado para esses assuntos.
   A ciencia procura descobrir como a natureza funciona com o conhecimento objetivo, ela se baseia  nas caracteristicas do objeto, ela procura por fatos que confirmem tal coisa.
   A mitologia explica o mundo a partir de atitudes, ou seja, atravez de forças, energias, personagens, e utilizando as fantasias também.

Qual a relação entre os elementos estudados até o momento (mito, religião, filosofia, ciência e senso comum)? Há pontos em comum entre eles? Quais?


9. Todos esses assuntos, tem uma certa relação, todos eles tem uma certa teoria,explicação da formação do mundo, do homem ou da natureza.
 O mito, explica o mundo a partir da ação de entidades - ou seja, forças, energias, criaturas, personagens , que são sobrenaturais.
   As religiões também apresentam uma explicação sobrenatural para o mundo.
   A ciência procura descobrir como a natureza "funciona", considerando, principalmente, as relações de causa e efeito, mas se baseia nas caracteristicas da coisa, nos fatos. 
  O senso comum ou conhecimento espontâneo é a primeira compreensão do mundo, baseada na opinião, que não inclui nenhuma garantia da própria validade.
  A filosofia é o uso do saber em proveito do homem. Isso implica a posse ou aquisição de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível.